Conheça o programa

13/08/2015 10:06

Voluntariado na CPFL

Acreditamos que voluntariado é fazer o melhor usando o que temos ou somos como ferramenta para promover o bem estar das pessoas que precisam. Conjuntamente ou individualmente, compartilhar solidariedade através do nosso talento, conhecimento, disponibilidade e vontade.

 

Programa Semear “...para que bons frutos sejam colhidos por todos!”

O Programa foi essencialmente estruturado para facilitar a atuação voluntária dos colaboradores,  alinhar  as ações e promover desenvolvimento de todos os públicos envolvidos, interna e externamente.

O principal objetivo do Programa é disseminar a cultura de voluntariado, criando um movimento participativo que engaje os colaboradores e parceiros em ações sociais capazes de mudar a realidade das comunidades onde a empresa atua.

 

Estrutura do Programa

Estratégias

O programa foi organizado tendo como base quatro principais estratégias: mobilização, capacitação, interatividade e gestão. Elas contribuem para que todo o processo de planejamento, organização e execução das ações voluntárias do Grupo CPFL Energia atinja o resultado esperado: o compartilhamento de valor!

 

Perfis, Frentes e Ações

Os voluntários têm diferentes interesses de atuação, por isso o programa dividiu as ações conforme 3 perfis:

Solidário: o colaborador interessado em particioar, fazendo doações nas campanhas de arrecadação

Voluntário: o colaborador que quer atuar doando tempo, talendo e conhecimento em ações pontuais ou contínuas nas ONGs

Protagonista Social: é voluntário com anseios de contribuir de forma ainda mais ampla no desenvolvimento de comunidades, através de atuação em projetos sociais que possam interferir em políticas públicas.

As ações estão separadas por frentes:

A frente Pertencer agrupa toda as ações pontuais, como campanhas de arrecadaçao. Já na frente Compartilhar estão as ações que exigem maior planejamento e são consideradas contínuas. Dentro da frente Transformar estarão as iniciativas mais estruturantes que envolvem projetos sociais e maior interferência nas realidades sociais.

 

Equipes Regionais de Voluntariado

A participação nas ações acontecem de forma conjunta, por meio das equipes regionais de voluntariado. Isso porque a gestão do Programa Semear é coparticipativa, ou seja, a equipe contribuiu em todas as etapas desde o planejamento até a execução das ações.

As Equipes Regionais de Voluntariado são formadas por até 15 colaboradores, que também são responsáveis por selecionar as organizações sociais nas quais desejam desenvolver as ações.

Dentro do menu Sobre o Programa, no item "Como Organizar uma Equipe" você tem o passo a passo de como organizar uma equipe na sua localidade.

 

 Engaje-se!