Educação e voluntariado: crie ações que moldam futuros!
Sabemos que a educação é uma das bases mais importantes para construir uma sociedade mais justa, inclusiva e sustentável, sendo uma ferramenta de transformação de vida! Por isso, no universo do voluntariado, ela ganha ainda mais força: Colocar conhecimento e dedicação em atividades que ensinam e instruem é uma maneira de reduzir desigualdades, abrir portas e fortalecer habilidades, contribuindo com toda a comunidade.
No Semear prezamos por ações que, de maneira estruturante, cooperam para mudança de vida de pessoas atendidas, levando nossa energia por onde passamos. Para contribuir com essa causa e cooperar para um mundo melhor, aproveite o programa Semear para criar ações voltadas à educação e chamar seus colegas para participar. Para te inspirar, confira algumas ideias abaixo:
Mentorias
Que tal compartilhar seus conhecimentos? Mentorias são extremamente eficazes em desenvolver habilidades técnicas e comportamentais, portanto, são excelentes ferramentas educativas! Seja no formato de ação pontual ou continuada; presencial ou à distância, o contato direto com estudantes pode fazer a diferença. Você pode adequar-se à necessidade da organização social com a qual for contribuir e contar com a sua própria experiência para ensinar. Dica: Envolva colegas com especialidades em diferentes áreas para aproveitar ainda mais o momento, e produza conteúdos, como guias e documentos sobre o tema para disponibilizar aos mentoreados, tornando o impacto ainda mais duradouro.
Palestras e rodas de conversa
Fale sobre a sua experiência! Palestras oferecem uma oportunidade de aprendizado permitindo o contato com profissionais de grandes empresas e visões inspiradoras em diversas áreas. Ao separar um dia para contar a sua experiência profissional e cotidiano, você pode despertar em quem está ouvindo curiosidade e interesse. Para isso, elabore um roteiro, com quebra-gelo, slides de apresentação e até mesmo um brinde para quem estiver participando. Ações desse tipo inspiram e incentivam pessoas que talvez nunca tenham tido contato com diferentes perspectivas até aquele momento.
Oficinas criativas
Ajudar a criar também é educar! Separar um tempo para estar com crianças, jovens ou outros adultos em situação de vulnerabilidade é uma forma poderosa de promover aprendizado, desenvolvimento e transformação social. Você pode contribuir por meio de oficinas práticas, como costura, pintura, artesanato, entre outras atividades manuais. Essas experiências despertam a criatividade e também podem abrir portas para futuras oportunidades de geração de renda, empreendedorismo e autonomia.
Apoio remoto a Ongs e estudantes
Fazer o bem à distância também é possível. A utilização da tecnologia no voluntariado é uma forma poderosa de impactar positivamente a vida de outras pessoas mesmo sem sair de casa. Uma maneira eficaz de contribuir é apoiando organizações que atuam na área da educação, como cursinhos preparatórios para vestibulares, projetos de reforço escolar ou iniciativas que oferecem atividades extracurriculares no contraturno, como aulas de artes e dança gravadas. Você também pode ajudar com a produção de conteúdos educativos, orientação vocacional para jovens, e até mesmo com a divulgação das causas que apoia em suas redes sociais, ampliando o alcance das instituições e facilitando a captação de recursos necessários.
As ações educacionais tem o poder de transformar futuros, Isso porque, prezar por ações que fazem a diferença também quer dizer conhecer e atender as necessidades da comunidade a fundo e não apenas na superfície, semeando a solidariedade e a mudança. Ao realizar ações educativas, ampliamos os horizontes individuais e coletivos, promovendo uma sociedade mais justa e preparada para os desafios do futuro.
E, claro! Cooperar para uma melhor educação fica mais simples quando nos unimos ao voluntariado. Para saber como criar sua ação no portal Semear escreva para: voluntariado@cpfl.com.br e clique aqui para baixar a Ficha cadastral de novas organizações. Junte-se a esse movimento!
Leia também: Organização eficiente: como tirar o melhor proveito do Portal Semear