Dia Nacional do Voluntariado - Para cada mito, uma verdade para se tornar um voluntário!

O Dia Nacional do Voluntariado, celebrado em 28 de agosto e instituído pela Lei nº 7.352/1985, homenageia quem contribui para um mundo melhor através do voluntariado.

Aqui no Semear, reconhecemos que cada ação e campanha realizada tem um impacto significativo nas comunidades atendidas. A dedicação de quem transforma propósito e boas intenções em resultados reais, desde o Dia de Semear até tantas ações diversas, é o que torna tudo isso possível!

Mas sabemos que, para quem ainda não é voluntário, podem surgir dúvidas e barreiras. Por isso, separamos alguns  mitos sobre o voluntariado, e as verdades que podem te ajudar a dar o primeiro passo!

Mitos e verdades sobre ser voluntário!

  1.  “Não tenho tempo” → Nem toda ação exige dedicação contínua, existem ações pontuais que cabem na sua rotina!  Sabemos que cada minuto conta em um dia a dia com diferentes afazeres, por isso, no tema de ações voluntárias 2025, você encontra ações para participar quando for possível. No Portal Semear, você escolhe quando e como participar, ou até propor suas próprias ações. 

  1. Não sei como ajudar” → Comece buscando inspiração no Portal! Há atividades para todos os perfis, seja o seu perfil mais estratégico ou mão na massa, você é importante dentro e fora de um grupo. Explore as ações e campanhas já disponíveis e sinta-se à vontade para contactar os líderes caso tenha alguma dúvida. Aqui, a comunicação ativa ajuda a fortalecer a conexão e os resultados das iniciativas.

  1. Sou novo na empresa” → Você é muito bem-vindo(a)! O voluntariado é um excelente caminho para se integrar à cultura da empresa e às pessoas. Isso porque ele vai além do ambiente corporativo, resultando em uma melhor visão de mundo para quem se dedica às práticas dentro e fora da empresa.

  1. Meu apoio não faz diferença” → Toda ajuda conta! Não subestime o que uma pessoa pode fazer quando quer promover a mudança no mundo. Sua presença é importante e pode fazer a diferença para o outro e para a sociedade.

  1. Voluntariado é só para ONGs grandes” → Não é verdade! Muitas organizações na comunidade estão esperando pela sua ajuda. Explore seus arredores e, ao encontrar uma instituição confiável, clique aqui para cadastrá-la e beneficiá-la com boas ações. 

  1. "Não sei o que fazer em uma ação voluntária, e nem como me portar!" → Além das inspirações de ações que você encontra no próprio Portal, criamos também um guia de boas práticas para ações voluntárias, mas o mais importante é a sua presença, viu?

Existem diversas maneiras de ser voluntário, o importante é começar!  E para você que já é voluntário, este dia também é seu! Celebre com seus colegas dentro do trabalho, fora ou até mesmo com a família, veja algumas dicas:

  •  Compartilhe sua experiência: Fale sobre o que te motivou a participar, e seus aprendizados. Seu depoimento pode inspirar outros a se engajarem também e multiplicar esforços para o bem!

  • Reconheça outros voluntários: Uma mensagem de reconhecimento, um selo enviado por meio do Portal ou até um reconhecimento na plataforma Atitude,  valorizam o esforço de quem também está nessa jornada. Agradeça!

  • Cuide de você também: Dados de uma pesquisa feita pela Revista Americana de Medicina Preventiva, mostram que as práticas recorrentes do voluntariado fazem bem para a saúde física e mental. Mas lembre-se: para cuidar do outro, é preciso estar bem também. Reconheça sua contribuição e celebre seu equilíbrio.

Por fim, nós do Semear, te agradecemos por fazer parte dessa jornada conosco! Você é mais que um colaborador e voluntário, é a peça-chave para a mudança no mundo. 

E, se você ainda não é voluntário, esperamos que estas verdades tenham derrubado algumas barreiras. Clique aqui e comece agora sua jornada no voluntariado Semear.