Novembro Azul: o voluntariado que inspira cuidado e promove prevenção

Novembro Azul é um movimento mundial de conscientização que convida todos nós a refletir sobre a saúde do homem de forma completa: física, mental e emocional. A campanha busca quebrar estigmas, incentivar o autocuidado e promover o diálogo sobre temas que muitas vezes são deixados de lado no dia a dia, com foco principal na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. 

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre homens. Esse dado demonstra a necessidade de compartilhar  informações e promover o cuidado com a saúde masculina com foco na prevenção. E, no contexto do voluntariado, o Novembro Azul também é um convite à ação: cada conversa, palestra ou gesto de apoio ajuda a ampliar o alcance da campanha  e a fortalecer uma rede de  empatia entre todos.

Saiba mais sobre o câncer de próstata: 

A Biblioteca Virtual em Saúde, cita que o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada. Por isso, é importante estar atento à saúde e fazer exames de maneira preventiva.

Em fases mais avançadas,  os sintomas podem incluir:

• Dor óssea;
• Dores ao urinar;
• Vontade de urinar com frequência;
• Presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Ao identificar qualquer um dos sintomas, é imprescindível procurar ajuda médica!

Além dos exames de rotina, aderir uma alimentação equilibrada, um estilo de vida mais saudável e buscar se informar sobre a temática são armas importantes nesta luta. Nesse sentido, o voluntariado entra como um catalisador, promovendo campanhas de conscientização e  divulgação para todos. 

Quais ações voluntárias podem promover prevenção e cuidado?

A conscientização sobre a saúde do homem vai além de campanhas: ela acontece no dia a dia, quando cada pessoa se torna multiplicadora de diálogo e empatia, através do voluntariado.

Uma das formas de colocar isso em prática é criando ações voluntárias educativas aqui no Portal Semear, com o objetivo de ampliar  o alcance da mensagem e ajudar a construir uma cultura de prevenção dentro e fora do ambiente de trabalho, principalmente em comunidades que não possuem um acesso vasto à informação.

Confira algumas iniciativas que podem ser ligadas à campanha:

  1. Palestras sobre Novembro Azul com especialistas em saúde;

  2. Rodas de conversa com voluntários no ambiente de trabalho sobre como ter uma vida mais saudável;

  3. Visitas em ONGS e casas de acolhimento sobre saúde do homem e prevenção;

  4. Distribuição de materiais educativos impressos, como a cartilha sobre câncer de próstata do Ministério da Saúde em espaços comunitários, na própria CPFL e em formato de foto nas redes sociais.

Semear + Novembro Azul: Apoie na campanha!

Agora que você sabe um pouco mais sobre o Novembro Azul, e das  ações voluntárias que podem ser feitas para informar e educar sobre a prevenção, compartilhamos aquilo que fizemos juntos nesse último mês, e você pode ajudar até 07/11/2025! 

No portal Semear juntamos iniciativas para o Novembro Azul à Doação de Sangue, Setembro Amarelo e Outubro Rosa para colocar nossa colaboração em prática. Durante o mês de outubro, nós arrecadamos lenços e bonés para o Instituto Ser com Amor, uma organização que acolhe pessoas em tratamento contra o câncer, bem como seus familiares, com muito afeto e iniciativas que ajudam a fortalecer o bem-estar e a autoestima dos pacientes.

Como posso participar?

Pelo Portal do Semear! Acessando esse link, você encontra a equipe da sua localidade e confere onde estará a caixa de arrecadação ou como se cadastrar para a doação de sangue. As doações de lenços e bonés podem ser feitas até 07/11/2025, em todas as localidades. Já as doações de sangue podem ser realizadas até 07/11/2025 nas localidades descentralizadas, enquanto nas sedes as ações ocorreram no dia 31/10.

Na sede de Campinas, em 31/10/2025, tivemos uma ação integrada reunindo todas essas iniciativas na Praça Energia. Em breve, a área de Saúde Ocupacional divulgará os resultados dessa campanha de saúde integrada — não perca!