Ação de Conscientização na Semana da Diversidade
Atuação como voluntários do Semear no horário do almoço em um dia da Semana da DiversidadeDurante a Semana da Diversidade CPFL, o Programa Semear promoverá uma ação de voluntariado em parceria com o Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo Campinas, com foco na conscientização sobre violência nas relações.
A ação será realizada em um espaço do Semear na praça da sede, e buscamos voluntários para atuar com as seguintes atividades:
Divulgação do violentômetro, ferramenta de identificação de sinais de violência em relações interpessoais;
Apoio à dinâmica de atividade lúdica (jogo ou quiz), conduzida pelo Grupo Mulheres do Brasil, que incentiva reflexões sobre respeito e cuidado nas relações;
Coleta de dados de visitantes interessados em participar do Programa Semear;
Entrega de selos de visitação aos participantes;
Auxiliar na organização do espaço e suporte às atividades.
Requisitos:
Interesse por temas relacionados à diversidade e direitos humanos;
Ao se inscrever, lembre-se de que sua presença é essencial para o bom andamento da ação. Contamos com seu compromisso e atenção aos comunicados do Programa.
Observações:
Estimamos a participação de uma hora para orientações online e mais uma hora de voluntariado no dia da ação;
A participação é voluntária, sendo necessário alinhar previamente com seu gestor;
A participação dos voluntários será registrada com fotos que serão publicadas no Portal Semear, e a ação contará com divulgação institucional.
Resultados Esperados:
A ação visa conscientizar o público interno da CPFL sobre os diferentes tipos de violência nas relações, por meio da divulgação do violentômetro e da realização de atividade lúdica, promovido em parceria com o Grupo Mulheres do Brasil. Espera-se engajar os colaboradores com o Programa Semear, ampliando sua rede de voluntários e promovendo reflexões sobre respeito, empatia e diversidade. A iniciativa também fortalece a cultura de voluntariado corporativo e a visibilidade institucional de ambas as organizações. Além disso, contribui diretamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente os ODS 5 (Igualdade de Gênero), 10 (Redução das Desigualdades), 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes) e 17 (Parcerias e Meios de Implementação).